top of page
  • Foto do escritorDuda Rodrigues

Agradecimento ao caos

O universo possui uma tendência ao caos. Gosto de pensar que o mundo é composto por pontos opostos complementares em muitos sentidos, a energia e o caos talvez seja mais um exemplo dessa crença. A mais de um ano vivemos coletivamente um período de completo caos, e em resposta a isso vem as diferentes formas de como utilizar nossa energia. Seja liberando em exercícios físicos, de forma artística, com exercícios mentais em leituras e reflexões, com choro, com raiva, sem conseguir raciocinar muito sendo levado por uma resposta automática da ideia de produtividade, trabalhando mais do que nunca, estudando mais do que nunca... São n formas, e todas válidas.

No meu caso, uma das coisas que mais me ajudou nesse momento, foi a gratidão. E que fique claro, não a gratidão tóxica em que renegamos momentos difíceis e estressantes. A gratidão verdadeira é apenas um momento final no processamento de eventos, e quando entendemos isso, se torna também o momento inicial para outros, construindo um belo fluxo contínuo que, na minha opinião, da muito mais sentido a vida. Ou seja, uma espécie de de sequência de luto de momentos e situações: negação, raiva, negociação consigo mesmo, tristeza, aceitação... e, o pulo do gato, gratidão. Só para depois poder dar início a um novo ciclo tendo ressignificado todo o anterior. É engraçado colocar isso em palavras, talvez isso tenha se construído dentro de mim faz tempo, uma vez que já tentava praticar minhas ações dessa forma, mesmo que inconscientemente. Porém foi só com um caos generalizado que consegui enxergar e definir melhor esse delinear, e agora buscar praticá-lo conscientemente.

Em meio a tantas perdas e ausências (de pessoas, de momentos, de oportunidades, de contatos, de escolhas, de liberdade ou do conceito de liberdade criado) encontrei a mim mesma. E por isso sou extremamente grata. Logo eu, que considerava que já conhecia muito de mim, aprendi de vez que sempre há mais a conhecer. Afinal, assim como a mudança ao redor é contínua, a nossa também é, respondendo aos estímulos, direcionando a tal da energia em resposta ao caos. Talvez aconteça também uma tendência de crermos que tudo que acontece é aleatório, culpando exatamente isso que generalizamos como "caos". Mas se temos controle sobre algo, é sobre como vamos agir e gastar nossa energia, então acredito que nada é aleatório, e sim uma dança sincronizada de caos e energia, uma dupla e tanto pra construção do conceito de vida.

Inserir a gratidão nessa cadeia de processamento de informações talvez seja a chavinha que falta para alguns de nós. Talvez não, talvez seja apenas uma construção pessoal, mas olha, funciona para mim viu. Ser grata me permite seguir em frente com disposição, e talvez adicionar essa prática de forma consciente na sua vida possa ser bom também. Escreva um pouco sobre o que você é grato, pode ser um motivo do presente, momentâneo, algo maior, algo passageiro, algo que você leva pra vida... O que importa é agradecer. E quem sabe podemos compartilhar mais desses momentos e concentrar nossas energias nesse sentimento com excelentes frutos.

Se você leu até aqui...gratidão :) Sou grata pela escrita mais presente na minha vida, por deixar aos poucos de lado o medo de compartilhar pensamentos, pelo diário que sempre me acompanhou, pelo sol, e várias outras pequenas e grandes coisas, mesmo as ruins (depois de um belo processo como o que citei acima). Começar e terminar ciclos com gratidão é um caminho pelo qual sou grata.



21 visualizações
bottom of page