top of page
  • Foto do escritorDuda Rodrigues

Minha relação com a meditação

Meditar é olhar para dentro de si, e então poder agir no mundo de forma mais plena e confiante.


Existem muitas ideias sobre o que é meditar, mas acredito que isso é uma experiência individual para cada um, não existe um jeito certo, um caminho único. Acredito que a imagem mais presente no imaginário das pessoas é de algo estático, um vazio mental. Para mim não é nada disso. Dificilmente minha cabeça esvazia de fato, sou uma pessoa cheia de energia e pensamentos constantes. Aí é que está o fato interessante. No meu caso, o que parece acontecer é que passa a existir um vazio para questões externas enquanto medito, e e um fluxo intenso de encaminhamento para questões internas. É nesse momento pessoal que tenho as melhores ideias, as melhores reflexões, os melhores trechos para os livros que venho escrevendo, os melhores pensamentos sobre minha pesquisa como bióloga. Soma-se ainda a tudo isso sessões de alivio e choro sobre problemas, ou sorriso e alegria por ver soluções... Para mim meditar é tudo menos “um momento de nada”. Claro, não é tudo isso junto ou não seria calmaria, a meditação serve como um foco de luz no que estou sentindo no momento, um rolo abrindo lentamente a massa de estímulos mentais e deixando tudo homogêneo, aquele lago liso de emoções. Meditar é olhar para o que sinto dentro e abraçar independente do que seja, assim fica muito mais fácil de lidar, seja bom, seja mal. Meditar é olhar para dentro de si, e então poder agir no mundo de forma mais plena e confiante.

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

A Lua

bottom of page