top of page
  • Foto do escritorDuda Rodrigues

Sobre imaginar e criar





Uma coisa que sempre gostei na existência humana é nossa capacidade de imaginar para criar. Primeiramente, é importante deixar claro que não acredito na superioridade do ser humano em relação a outros seres vivos. Não existe ser mais evoluído, existem diferentes formas de vida, a verdade é que todas "funcionam", à sua maneira.

E uma das coisas que nos diferencia, na minha opinião (li sobre isso uma vez e nunca mais deixei de pensar sobre), e que muito me interessa, é a capacidade da nossa imaginação para a criação. Seja para construir um prédio, pintar um quadro ou desenvolver um objeto, o primeiro passo é imaginarmos sua estruturação. Forma, cor, dimensão, textura, tudo isso surge independente do mundo físico, no nosso imaginário, para apenas depois ganhar forma física de fato.

Isso expande as possibilidades da nossa existência, e eu poderia ficar horas pensando sobre seu significado. Especialmente uma reflexão me surge quando penso sobre isso: qual é o limite entre algo impossível e algo realista ? A mera imaginação é capaz dar forma as coisas, sendo assim, porque mesmo sem forma física, elas não podem ser reais ? Como alguém que escreve, esse é um questionamento comum na minha rotina. Gosto de pensar que minhas histórias são possíveis e prováveis, afinal, se eu imaginei elas, porque não ? Independente da fantasia envolvida.

Talvez isso te traga mais confusão do que conforto. Mas para mim é um divisor de águas para dar sentido a tantas coisas. Se somos capazes de imaginar e criar em nossa mente, sem limites, me sinto mais capaz de solucionar as questões da vida, através da criatividade e ignorando a palavra "impossível".


6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

A Lua

bottom of page